ENTRE PARA A LISTA DE ESPERA DO II CONGRESSO DE PSICOLOGIA TOMISTA

Sobre o curso

Do ponto de vista da filosofia e da teologia cristã, a temperança é uma das quatro virtudes cardeais e desempenha um papel central na dinâmica psíquica do homem. A razão disto é muito simples: a temperança ordena o caráter para a excelência a que toda criatura humana é chamada na ordem metafísica. Em suma, temperante é o indivíduo que percebe suas más inclinações e tenta corrigi-las tanto quanto possível.

Através da temperança, torna-se vigilante em relação às próprias fraquezas humanas.

O bom hábito operacional da temperança ajuda a inteligência a ocupar o lugar central da personalidade humana, ao contrário do que acontece com muitas correntes da psicologia contemporânea, que tiveram uma proliferação incrível ao longo do século XX.

Este minicurso “A Psicologia da Temperança” tem como objetivo exaltar a visão ampla e profunda de São Tomás de Aquino – o mais importante autor escolástico – sobre as relações entre os poderes superiores da alma: a inteligência e a vontade. Em síntese, Tomás de Aquino aponta a funcionalidade desta virtude para aperfeiçoar os atos humanos, particularmente os atos morais. A intemperança, vício contrário a esta virtude, traz efeitos desastrosos à vida psíquica do homem.

Tudo isto é o que tentaremos mostrar em oito aulas – num total de doze horas – que irão evidenciar os principais aspectos relativos a estas duas realidades, tanto psicológicas como morais.

As aulas serão ministradas pelo Prof. Martín Echavarría, psicólogo e filósofo tomista, e por Sidney Silveira, estudioso da obra de São Tomás que no Brasil tem divulgado os escritos do “Doctor Communis” em livros, artigos e cursos.

AULAS DE MARTÍN ECHAVARRÍA
1. A virtude como um bom hábito operacional
2. Temperança e saúde mental
3. A ligação entre a temperança e as outras virtudes cardeais
4. As filhas da temperança e o seu papel na vida moral do homem

AULAS DE SIDNEY SILVEIRA
1. O vício como hábito contrário à natureza do homem
2. A intemperança e o deslocamento do psiquismo do seu eixo vital
3. As filhas da intemperança
4. A intemperança como ponto decisivo da desordem moral e psicológica

SIDNEY SILVEIRA

brasileño, es estudioso de los escritos de Tomás de Aquino y actualmente coordina las colecciones “Medievalia”, de la editorial É Realizações, y “Escolástica”, de la editorial Concreta, que publican en Brasil libros de la filosofía y de la teología escolásticas en ediciones bilingües. A lo largo de los últimos años, fue responsable de la línea de publicaciones de la editorial Sétimo Selo y del Instituto Angelicum. Es auctor del libro “Cosmogonia da Desodem – Exegese do Declínio Espiritual do Ocidente”.

MARTÍN ECHAVARRÍA

argentino, es Doctor en Filosofía (UPRA, Roma, 2004); Licenciado en Filosofía (UCA, Buenos Aires, 1999); Licenciado en Psicología (UCA, Buenos Aires, 1997); y Director del Departamento de Psicología de la Universitat Abat Oliba CEU (Barcelona). Es autor de obras importantes, como Corrientes de la Psicología Contemporánea y La Práxis de la Psicología y sus niveles epistemológicos según Santo Tomás de Aquino.